Olá querido leitor(a),
Ontem na aula de Profissão Docente, apresentamos um trabalho que falava sobre os alunos de antigamente, e quero compartilhar um pouco com vocês...
Como a educação antes era bem tradicional, exigia dos alunos um comportamento parecido com a dos militares, quando acontecia um ato indisciplinado, o aluno era punido rigorosamente (exemplos disso são: a palmatoria, se ajoelhar no milho, puxões de orelha, e etc.).
Em uma entrevista com um professor aposentado, ele fala que a violência entre alunos sempre existiu, mas que não como vemos e ouvimos hoje em dia, eram coisas corriqueiras, como jogar bolinha de papel no outro, falar alguma bobagem, nada muito grave. Apesar de antigamente as escolas serem muito rigorosas, é indiscutivel que os alunos de certa forma aprendiam mais, talvez por que tinham mais limites. A culpa também é um pouco dos pais, que deixam nas mãos dos educadores, todo o trabalho de educar, algo que tem que ser feito em parceria.
Quero deixar bem claro, que não concordo com os castigos que eram submetidos aos alunos, mas também, não concordo com o liberalismo que toma conta das nossas escolas. É necessário impor mais limites aos nossos alunos de hoje, pois a aprendizagem está sendo prejudicada por conta da falta de limites. Então fica uma pequena reflexão para cada um de nós!
Ass: Elcilayne Lorena
Parabéns Elcilane Lorena pelo excelente texto, que retrata de forma sucinta um pouco do que vem acontecendo com a nossa educação. Realmente a educação de antes era melhor, não por causa dos castigos, mas pelo respeito que existia pelo professor. A gravidade das agressões entre alunos é extrema, e parece que com a criação do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente ) a situação piorou. Que Deus tenha misericórdia de todos que fazem a educação brasileira....pois pelo ponto de vista da violência escolar, as coisas parecem piorar cada vez mais.
ResponderExcluir