Uma escola pública de ensino básico em Alagoas
traz um exemplo interessante de como favorecer práticas pedagógicas a partir da
inserção da mídia rádio e diversos recursos tecnológicos no currículo. Desde o
início do primeiro semestre de 2009, vem sendo desenvolvido nesta escola, o
projeto de construção de uma rádio que tem como objetivo, criar espaços de
aprendizagem que não estejam restritos aos limites físicos da sala de aula,
ampliando a participação dos alunos no contexto escolar, incluindo os jovens em
atividades produtivas em horário contrário ao das aulas.
Como proposta, um dos alunos apresentou a criação do site da web-rádio, realizados os devidos
ajustes pelos demais sujeitos envolvidos, foi elaborada a distribuição dos
programas de acordo com o público que estaria assistindo a programação síncrona
da Rádio.
A atividade
proporcionou um ambiente favorável ao desenvolvimento social e cognitivo dos
alunos, através do trabalho colaborativo no desenvolvimento dos podcast;
estimulou a participação e a presença dos alunos em horário integral dentro da
escola, produzindo e reproduzindo informações, criando conhecimento e
desenvolvendo habilidades profissionais no campo das TIC e da radiodifusão;
criou um ambiente no qual os alunos podem se expressar e divulgar de forma
aberta eventos, cursos, palestras, produções culturais, músicas criadas por
eles ou editadas, ou reproduzidas.
Portanto, a Rádio
Educativa é também um meio de aproximação entre educadores, educandos e
comunidade. Estimula na aprendizagem dos alunos, e facilita a comunicação entre
o corpo docente e os alunos. Como podemos ver acessando o link abaixo um bom exemplo de como implementar o rádio de maneira informativa e educativa envolvendo professores e alunos. O Projeto Rádio e Informativo Escolar foi realizado pela equipe da escola Fernando Guilhon em 2010.
http://www.youtube.com/watch?v=eXzoEFJAv1k
http://www.youtube.com/watch?v=eXzoEFJAv1k
Referência:
NORMANDE, N. L.; FREITAS, A. F. R. Experienciando a Rádio-Escola na Construção de Saberes e Práticas.
NORMANDE, N. L.; FREITAS, A. F. R. Experienciando a Rádio-Escola na Construção de Saberes e Práticas.
Ass: Dayane Candido; Elcilayne Lorena; Misselany Neves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário